AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NA ESCOLA
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91722 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 1242 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente trabalho objetiva refletir sobre as contribuições da contação de história com temática étnico-racial como recurso pedagógico para a promoção do Letramento Racial Crítico. Pautou-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a qualificação do Brasil como um dos países mais ricos culturalmente deve-se a sua diversidade étnico –racial (ROSA; MORAES; JUNIOR, 2022; MÜLLER; COELHO, 2013). Destarte, o Letramento racial Crítico implica na reflexão sobre raça e racismo, favorecendo a nossa percepção e compreensão de como ambos são tratados no nosso cotidiano e como impactam em nossas identidades sociais e subjetividades, seja no ambiente escolar, na família ou nas relações sociais (FERRREIRA, 2015). Além de propiciar o desenvolvimento do gosto pela leitura, ao ouvir e participar de distintas situações de contação de histórias é proporcionado a criança a possiblidade de ampliação de seu vocabulário e manutenção do mundo de ideias, incidindo no desenvolvimento do pensamento ,da linguagem ,da sensibilidade, corroborando desta forma para a formação de sua identidade (CAVALCANTE et al ,2021).Com fito na promoção do Letramento Racial Crítico, a contação de história sobre a temática étnico-racial contribui para promover a reflexão sobre a diversidade étnico-racial, oportuniza a valorização da criança negra por meio da representatividade positiva de personagens negros e incide na problematização de estigmas e preconceitos depreciativos construídos historicamente acerca dos afrodescendentes apresentados nas histórias, apontando assim para a possibilidade de constituição positiva da representatividade negra (DA SILVA; SALES, 2022). Conclui-se que, a contação de história com temática étnico-racial contribui significativamente para a promoção do Letramento racial Crítico, haja vista configura-se em uma proposta metodológica que potencializa as reflexões sobre raça e racismo para o enfrentamento e superação da inferiorização da população negra (PEREIRA; LACERDA, 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1242_TB290_03112022213632.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE BATISTA SALES" "autor_nome_curto" => "Rosilene Batist" "autor_email" => "rosilenemanuel590@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91722 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 1242 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente trabalho objetiva refletir sobre as contribuições da contação de história com temática étnico-racial como recurso pedagógico para a promoção do Letramento Racial Crítico. Pautou-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a qualificação do Brasil como um dos países mais ricos culturalmente deve-se a sua diversidade étnico –racial (ROSA; MORAES; JUNIOR, 2022; MÜLLER; COELHO, 2013). Destarte, o Letramento racial Crítico implica na reflexão sobre raça e racismo, favorecendo a nossa percepção e compreensão de como ambos são tratados no nosso cotidiano e como impactam em nossas identidades sociais e subjetividades, seja no ambiente escolar, na família ou nas relações sociais (FERRREIRA, 2015). Além de propiciar o desenvolvimento do gosto pela leitura, ao ouvir e participar de distintas situações de contação de histórias é proporcionado a criança a possiblidade de ampliação de seu vocabulário e manutenção do mundo de ideias, incidindo no desenvolvimento do pensamento ,da linguagem ,da sensibilidade, corroborando desta forma para a formação de sua identidade (CAVALCANTE et al ,2021).Com fito na promoção do Letramento Racial Crítico, a contação de história sobre a temática étnico-racial contribui para promover a reflexão sobre a diversidade étnico-racial, oportuniza a valorização da criança negra por meio da representatividade positiva de personagens negros e incide na problematização de estigmas e preconceitos depreciativos construídos historicamente acerca dos afrodescendentes apresentados nas histórias, apontando assim para a possibilidade de constituição positiva da representatividade negra (DA SILVA; SALES, 2022). Conclui-se que, a contação de história com temática étnico-racial contribui significativamente para a promoção do Letramento racial Crítico, haja vista configura-se em uma proposta metodológica que potencializa as reflexões sobre raça e racismo para o enfrentamento e superação da inferiorização da população negra (PEREIRA; LACERDA, 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1242_TB290_03112022213632.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE BATISTA SALES" "autor_nome_curto" => "Rosilene Batist" "autor_email" => "rosilenemanuel590@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }