LETRAMENTO RACIAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91719 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1271 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Nos últimos anos, a emergência por uma educação antirracista ganhou destaque em diversas partes do mundo, o que não foi diferente no Brasil. O debate sobre racismo tem-se aflorado e ganhado visibilidade graças a atrocidades como o caso do homem negro espancado e assassinado por dois homens brancos em um supermercado, em 19 de novembro de 2020, ou nas experiências diárias de quem possui um corpo negro. O enfretamento dessa realidade exige posicionamentos e ações firmes e para que estes aconteçam, é indispensável que a sociedade passe pelo processo de letrar-se racialmente. Por tal, o presente estudo tem por objetivo discutir a prática de letramento racial como caminho para se alcançar uma educação antirracista. Para tanto, questionamos quais práticas podem ser implementadas em espaços educativos com intento de promoção do letramento racial. O caminho metodológico escolhido para responder tal questionamento foi a pesquisa bibliográfica. Ao rever a literatura produzida pós aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas (CNE, 2004) que discutem o enfretamento ao racismo, ficou evidente que múltiplas possibilidades já foram lançadas, mas que é preciso agrupá-las de modo a levar negros e não negros à ação inerente a prática antirracista, à revisão crítica da percepção de si e do mundo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1271_TB273_03112022194909.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DA FONSECA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dfpereira04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91719 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1271 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Nos últimos anos, a emergência por uma educação antirracista ganhou destaque em diversas partes do mundo, o que não foi diferente no Brasil. O debate sobre racismo tem-se aflorado e ganhado visibilidade graças a atrocidades como o caso do homem negro espancado e assassinado por dois homens brancos em um supermercado, em 19 de novembro de 2020, ou nas experiências diárias de quem possui um corpo negro. O enfretamento dessa realidade exige posicionamentos e ações firmes e para que estes aconteçam, é indispensável que a sociedade passe pelo processo de letrar-se racialmente. Por tal, o presente estudo tem por objetivo discutir a prática de letramento racial como caminho para se alcançar uma educação antirracista. Para tanto, questionamos quais práticas podem ser implementadas em espaços educativos com intento de promoção do letramento racial. O caminho metodológico escolhido para responder tal questionamento foi a pesquisa bibliográfica. Ao rever a literatura produzida pós aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas (CNE, 2004) que discutem o enfretamento ao racismo, ficou evidente que múltiplas possibilidades já foram lançadas, mas que é preciso agrupá-las de modo a levar negros e não negros à ação inerente a prática antirracista, à revisão crítica da percepção de si e do mundo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1271_TB273_03112022194909.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DA FONSECA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dfpereira04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }