A literatura de cordel agrega em torno de sua poética saberes e vivências ancestrais que são importantes para a formação do leitor e para a construção de suas subjetividades. Assim sendo, este trabalho aborda a poesia de Patativa do Assaré e Moreira de Acopiara como um campo epistemológico e interdisciplinar que abre espaço para diferentes diálogos sobre a natureza, a cultura e os valores humanos, promovendo novas olhares e descobertas para a formação crítica e estética do leitor na sala de aula. Diante disso, tem-se como objetivo a leitura de cordéis em sala de aula, atentando-se para os elementos constitutivos desse gênero, a diversidade temática e a linguagem revestida de metáforas, comparações e imagens poéticas, em seus aspectos contextuais e literários. O campo metodológico se constitui de cordéis para leitura, análise e discussão em sala de aula. Como referencial teórico, utiliza-se os estudos de Paul Zumthor (1993) e Helder Pinheiro (2007), para tratar sobre as questões inerentes à poética da voz e de Rildo Cosson (2014) para compreender a leitura em suas amplas possibilidades de aprendizagem e construção de sentidos. Espera-se que a leitura de cordéis no ambiente escolar desperte no leitor o interesse pela cultura popular e a valorização das tradições, da oralidade e da memória.