O presente artigo é predominantemente um estudo de caso, qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. A finalidade desta pesquisa foi de compreender e analisar os seguintes questionamentos: O que se entende por planejamento compartilhado na perspectiva da educação inclusiva? O Desenho Universal para Aprendizagem apresenta aplicabilidade em sua prática pedagógica quanto ao professor do AEE? Como o planejamento colaborativo e as atividades pedagógicas subsidiadas pelos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem contribuem para o processo de alfabetização dos alunos com deficiência? Participaram deste estudo cerca de vinte cinco professores que estão inseridos nas formações continuadas em serviço para professores do Município de Caucaia. Todos os participantes preencheram o termo livre e esclarecido e ficou acordado que os nomes utilizados seriam fictícios para manter sigilo dos mesmos na unidade escolar. A partir dos dados coletados podemos fazer uma reflexão: o maior desafio desta abordagem é o planejamento do ensino para a oferta de oportunidades de aprendizagem para todos, exigindo-se cada vez mais a preparação dos professores do ensino comum e os professores do AEE para que haja a reflexão do cotidiano escolar, a possibilidade de troca de experiências e construção coletiva de novos saberes pedagógicos. Faz-se necessário ter uma escuta ativa com os docentes, buscar mudanças nas práxis na perspectiva do DUA e da Educação Inclusiva, inserindo novas leituras e a troca de saberes docentes, gerando assim um fortalecimento das ações dentro das unidades escolares com uma proposta de ensino para todos.