A alfabetização é uma temática que tem lugar de destaque nos discursos e documentos governamentais, sobretudo após a década de 1990, a partir de orientações educacionais realizadas por organismos multilaterais – Banco Mundial, Unesco e PNUD. No Ceará, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), desde o ano de 2007, a alfabetização tornou-se o centro das ações nos municípios cearenses, do que decorre o desenvolvimento de um conjunto de investimentos em formação continuada, material apostilado e bonificação para escolas, além de repasse de recursos financeiros mediante os resultados de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. Esta investigação tem como objetivo analisar criticamente o processo de alfabetização que ocorre nos municípios cearenses, tomando como objeto de estudo o Programa Aprendizagem na Idade Certa. Para tanto, concebe como método de análise o materialismo histórico-dialético, por favorecer o desvelamento do real a partir da totalidade em que o fenômeno está inserido. Utiliza como técnicas a pesquisa teórico-bibliográfica, mediante estudos de pesquisadores que analisam o papel da escola no contexto da sociedade capitalista, a saber: Marx e Engels (2004), Mészáros (2008), Gramsci (2014), dentre outros; e a pesquisa documental, cujo foco será os documentos que fundam e orientam as ações de alfabetização do PAIC. As conclusões apontam que o processo de alfabetização nos municípios cearenses mantém estreita relação com os conteúdos mínimos de leitura cobrados nas avaliações padronizadas; a formação docente dos alfabetizadores tem como base a teoria construtivista que prioriza um ensino pragmático; o uso de material apostilado expropria a autonomia docente.