Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Física básica, no 2º ano do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi organizada em cinco (5) etapas: na primeira etapa foi realizado um questionário, seguido da disponibilização de materiais de apoio em repositórios digitais (Google Classroom) com conteúdos nos formatos escrito e em audiovisual para a exploração conceitual individual. Nesta etapa foi mediada a divisão dos grupos para apresentação. A cada grupo foi disponibilizado um tópico sobre Hidrostática. Na segunda etapa houve a apresentação dos grupos, os quais exploraram as abordagens de modo dinâmico, criativo e contextualizado. Na terceira etapa houve a intervenção do professor, o qual retomou as discussões abordados anteriormente, com base nas apresentações dos alunos, e socializou os pontos altos e frágeis do processo, bem como sinalizou os possíveis equívocos. No final da terceira etapa realizou-se um Quiz e uma apresentação aos alunos sobre a ideia de elaboração de mapas conceituais. Na quarta etapa cada grupo apresentou o mapa conceitual correspondente a sua apresentação, explicando o encadeamento de ideias. Também nesta etapa foi realizado o questionário final. A avaliação da proposta pedagógica está fundamentada na análise de conteúdo nos termos de Bardin (2010) e na Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Através da abordagem pedagógica obtivemos um banco de dados com o aproveitamento dos alunos, gráficos de avaliação de desempenho em cada conteúdo e os mapas conceituais. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As transformações ocorridas no início do século XXI, caracterizadas pelo advento das TDIC, emergem a necessidade de explorar alternativas diferenciadas de se organizar o espaço escolar. Os ambientes virtuais têm grande relevância, pois potencializam o engajamento dos alunos. Assim, a presente pesquisa propõe uma estratégia metodológica baseada na a metodologia Sala de Aula Invertida. Essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Física básica, no 2º ano do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi organizada em cinco (5) etapas: na primeira etapa foi realizado um questionário, seguido da disponibilização de materiais de apoio em repositórios digitais (Google Classroom) com conteúdos nos formatos escrito e em audiovisual para a exploração conceitual individual. Nesta etapa foi mediada a divisão dos grupos para apresentação. A cada grupo foi disponibilizado um tópico sobre Hidrostática. Na segunda etapa houve a apresentação dos grupos, os quais exploraram as abordagens de modo dinâmico, criativo e contextualizado. Na terceira etapa houve a intervenção do professor, o qual retomou as discussões abordados anteriormente, com base nas apresentações dos alunos, e socializou os pontos altos e frágeis do processo, bem como sinalizou os possíveis equívocos. No final da terceira etapa realizou-se um Quiz e uma apresentação aos alunos sobre a ideia de elaboração de mapas conceituais. Na quarta etapa cada grupo apresentou o mapa conceitual correspondente a sua apresentação, explicando o encadeamento de ideias. Também nesta etapa foi realizado o questionário final. A avaliação da proposta pedagógica está fundamentada na análise de conteúdo nos termos de Bardin (2010) e na Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Através da abordagem pedagógica obtivemos um banco de dados com o aproveitamento dos alunos, gráficos de avaliação de desempenho em cada conteúdo e os mapas conceituais. E, por meio destes, identificamos os indícios de aprendizagem cujos resultados subsidiaram as elaborações dos planejamentos das aulas subsequentes.

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