FREIRE, Ricardo Nunes et al.. O planejamento educacional em tempos de pandemia. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89205>. Acesso em: 23/12/2024 00:07
O planejamento educacional é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e deve estar condicionado não apenas aos objetivos governamentais do sistema educacional, nem das instituições de ensino, mas deve, sobretudo, estar pautado em questões que permitam repensar as ações que estão sendo desenvolvidas e de acordo com as necessidades eminentes. Pensando nisso, o presente estudo tem por objetivo refletir como o planejamento educacional pode contribuir na manutenção do processo de ensino e aprendizagem em momentos de isolamento social. Tendo como escopo uma discussão bibliográfica sobre o tema, pode-se verificar que o planejamento educacional é fundamental para o desenvolvimento da educação, mais ele deve sempre estar alicerçado na realidade ao qual se insere. Sendo assim, considerando momento de pandemia vivenciado, as diretrizes que foram delineadas para enfrentamento da situação, no que diz respeito à educação, não foi exatamente o que se espera de um bom planejamento, haja vista que, conforme se viu das principiais críticas levantadas, foram elaboradas sem considerar as imitações que as propostas apresentariam em determinadas realidades escolares, o que pode, de certa forma, inibir que essas medidas sejam adotadas em algumas localidades, resultando em prejuízos ao alunado. Ademais, viu-se que é importante em momentos como esse a flexibilização dos planejamentos, para que, em nível local, as práticas sejam pensadas de formas a considerar suas próprias especificidades, sempre visando mitigar as possíveis consequências negativas à educação.