Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE SABERES/FAZERES NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DOIS MUNICÍPIOS DO CEARÁ E DO PARÁ

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é um estudo comparativo do relato de experiência de dois professores da educação básica durante a pandemia, desenvolvidos nos municípios de Brejo Santo no Ceará e Augusto Corrêa no Pará. Nessa direção busca-se refletir sobre pontos comuns e divergentes das estratégias apresentadas nos Planos de Contingências enviados às escolas pelas Secretarias Municipais de Educação dos referidos municípios, bem como analisar a operacionalização das atividades remotas, seus processos e aplicabilidade. Com isso, traçamos reflexões sobre o trabalho docente no contexto pandêmico, tendo como enfoque os processos organizacionais do trabalho pedagógico na rede pública municipal. Trata-se de um estudo qualitativo com fulcro na pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como problemática a indagação: como a experiência da pandemia mobilizou, modificou e reorganizou o trabalho docente? No que tange à temática Pandemia, Tecnologias e Educação, compreende-se a cultura digital e os novos saberes-fazeres da prática pedagógica como algo em constante processo de desenvolvimento. Dessa forma, com base nos estudos de Nóvoa e Santos, sabemos dos desafios que a pandemia da covid-19 impôs a todos os habitantes do planeta e mobilizou novos fazeres e saberes na escola. Os resultados deste estudo demonstraram que, no contexto da pandemia, as escolas municipais vivenciaram as ações educativas com expressivas limitações em relação às condições de vida, à efetivação do trabalho docente, ao aprendizado dos discentes e ao manejo com as famílias dos que fazem a escola. Compreende-se que toda a mobilização empreendida e consolidada pelas equipes escolares ao longo desse período, revelou a importância da escola básica e a necessidade do encontro presencial na escola favorecendo o convívio com as diferenças e a diversidade, ampliando o aprendizado para além dos conteúdos curriculares. Contudo, ficou evidente a baixa valorização dos profissionais docentes, o descaso com a implementação de políticas públicas, revelando uma cultura impregnada de depreciação da Educação.

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