Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO LEITORA DO JOVEM NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88533
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1208
    "inscrito_id" => 12158
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO LEITORA DO JOVEM NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo intitulado “A importância da leitura literária na formação leitora do jovem na escola pública” Tem como objetivo principal a reflexão sobre a importância da leitura na disciplina de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, aguçando nos mesmos o prazer pelo ato de ler e escrever. Dessa forma concebemos que por meio da leitura é possível ao educando a reflexão sobre sua experiência e vivência ampliando sua visão de mundo. Ressalta-se que por meio da leitura formam-se indivíduos críticos, capazes de se sobressaírem em meio a sociedade. Logo, estes estão aptos para compreender as realidades sociais, culturais e históricas do meio em que estão inseridos, a escola é também um espaço aberto à demonstração artística didática, que transforma os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender um texto, além de suscitar o interesse pela Literatura, visto que o gosto da leitura deve ser seguido pelo gosto da produção textual. Para fundamentar as discussões, buscamos alguns estudiosos na área referente ao ensino de literatura que corroboram com nossa forma de ver e entender o ensino literário para jovens leitores. Por tudo isso que foi exposto a leitura é essencial ao processo de fomentação literária dos estudantes. Este artigo é embasado pelos teóricos FILIPOUSKI (2009), GOULART (2007), LERNER (2002), LAJOLO (2003), CANDIDO (1995) dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12158_TB1208_20062022195541.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PEREIRA LARANJEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE PEREIRA"
    "autor_email" => "vivianelrnjr01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88533
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1208
    "inscrito_id" => 12158
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO LEITORA DO JOVEM NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo intitulado “A importância da leitura literária na formação leitora do jovem na escola pública” Tem como objetivo principal a reflexão sobre a importância da leitura na disciplina de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, aguçando nos mesmos o prazer pelo ato de ler e escrever. Dessa forma concebemos que por meio da leitura é possível ao educando a reflexão sobre sua experiência e vivência ampliando sua visão de mundo. Ressalta-se que por meio da leitura formam-se indivíduos críticos, capazes de se sobressaírem em meio a sociedade. Logo, estes estão aptos para compreender as realidades sociais, culturais e históricas do meio em que estão inseridos, a escola é também um espaço aberto à demonstração artística didática, que transforma os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender um texto, além de suscitar o interesse pela Literatura, visto que o gosto da leitura deve ser seguido pelo gosto da produção textual. Para fundamentar as discussões, buscamos alguns estudiosos na área referente ao ensino de literatura que corroboram com nossa forma de ver e entender o ensino literário para jovens leitores. Por tudo isso que foi exposto a leitura é essencial ao processo de fomentação literária dos estudantes. Este artigo é embasado pelos teóricos FILIPOUSKI (2009), GOULART (2007), LERNER (2002), LAJOLO (2003), CANDIDO (1995) dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12158_TB1208_20062022195541.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PEREIRA LARANJEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE PEREIRA"
    "autor_email" => "vivianelrnjr01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo intitulado “A importância da leitura literária na formação leitora do jovem na escola pública” Tem como objetivo principal a reflexão sobre a importância da leitura na disciplina de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, aguçando nos mesmos o prazer pelo ato de ler e escrever. Dessa forma concebemos que por meio da leitura é possível ao educando a reflexão sobre sua experiência e vivência ampliando sua visão de mundo. Ressalta-se que por meio da leitura formam-se indivíduos críticos, capazes de se sobressaírem em meio a sociedade. Logo, estes estão aptos para compreender as realidades sociais, culturais e históricas do meio em que estão inseridos, a escola é também um espaço aberto à demonstração artística didática, que transforma os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender um texto, além de suscitar o interesse pela Literatura, visto que o gosto da leitura deve ser seguido pelo gosto da produção textual. Para fundamentar as discussões, buscamos alguns estudiosos na área referente ao ensino de literatura que corroboram com nossa forma de ver e entender o ensino literário para jovens leitores. Por tudo isso que foi exposto a leitura é essencial ao processo de fomentação literária dos estudantes. Este artigo é embasado pelos teóricos FILIPOUSKI (2009), GOULART (2007), LERNER (2002), LAJOLO (2003), CANDIDO (1995) dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.