O projeto socioemocional está em nossa escola desde o ano de 2019 em nossas turmas de anos finais do ensino fundamental, com o a proposta de dialogar com nossos alunos da rede municipal de ensino sobre suas inquietudes no campo escolar, familiar e social visando um melhoramento das emoções para assim gerar uma melhor motivação para os estudos, fomentando a importância da escola e da aprendizagem para a construção e formação de sujeitos críticos e protagonistas de suas historias de vida, numa política afirmativa de formação humana onde o sujeito busca escrever sua história, objetivando seu futuro profissional, através do papel da escola e de sua importância na vida do sujeito. Sensibilizando professores de nossa unidade escolar a estar mais atento as questões cotidianas de nossos estudantes no campo familiar e social que seja dentro ou fora da escola e que afetam de forma frequente em seu processo de aprendizagem escolar. No entanto num contexto metodológico de participação, mediante as muitas rodas de conversa e escuta individual, a gestão escolar da escola traz consigo sentimentos positivos que as praticas de uma educação socioemocional tem dado bons resultados no processo de ensino aprendizagem de nossos alunos quanto a participação nas aulas, atividades culturais, projetos pedagógicos e diversas atividades que realizamos, como também no campo afetivo envolvendo a família em parceria com a mentora do projeto na unidade, monitores e professores para juntos alinharmos as atividades desenvolvidas em nosso planejamento semanal com temas e propostas de atividades que demandam de nossos alunos residentes da comunidade escolar, e de bairros circunvizinhos ao qual estão inseridos nos campos sociais e afetivos.