SOUZA, Felipe Alves De et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89196>. Acesso em: 22/11/2024 16:32
Neste trabalho, abordamos a importância do ambiente escolar na promoção de práticas que ampliem e fortaleçam a compreensão e a defesa dos Direitos Humanos em nossa sociedade. O estudo se dá a partir de um projeto de pesquisa intitulado: "Direitos Humanos, Educação e Democracia", desenvolvido no campus Parelhas do IFRN, a partir de leituras e discussões sobre o tema. Em sua obra “Eichmann em Jerusalém”, a filósofa alemã Hannah Arendt observou a banalização do mal, na qual o cidadão massificado executa ordens pela falta de reflexões éticas e morais. Para além da obra, é notório que as constantes ameaças à Democracia e os Direitos Humanos no Brasil advém da lacuna educacional precária que não garante o desenvolvimento de pautas sociais para a moldagem de um pensamento crítico e moral acerca da problemática. Vale ressaltar que embora o âmbito escolar seja fundamental para a construção do caráter e da ética, em muitos casos ele pode reforçar justamente o contrário. De acordo com dados da Organização Não Governamental (ONG) SOS Racismo, de Belo Horizonte, 70% das denúncias de discriminação racial que chegaram ao conhecimento da entidade aconteceram em escolas públicas ou privadas. Desse modo, pode-se perceber o quanto a educação do indivíduo é a chave para a solução desse quadro negligente, através do conhecimento, a redução da desigualdade social e conscientização ética é possível. Até o momento, podemos inferir que o projeto "Direitos Humanos, Educação e Democracia" contribui para reflexões que possibilitam aos indivíduos fazerem escolhas éticas que garantam seus próprios direitos para o bem do corpo social, contrapondo assim, a banalização do mal apresentada por Arendt.