Esta pesquisa tem como tema A importância da música nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Analisando os processos de aprendizagens cada vez mais dialógicas, colaborativas e relacionais, o estudo buscou analisar a música como elemento integrador e interdisciplinar, de forma lúdica tendo como norte a efetivação dos objetivos previstos para essa etapa de ensino. Como procedimento metodológico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica em autores que se dedicam a estudar acerca da importância da música, da infância, dos processos de ensino-aprendizagem e da relação que a música tem com o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Documentos oficiais também foram analisados para balizar a pesquisa. Outro elemento da pesquisa foi a ida a campo para compreender como os docentes dessa etapa se utilizam da música como recurso para o seu planejamento e ação docente. Diante dos dados coletados na teoria e na prática acerca da música, foi possível concluir que mesmo sendo uma prática antiga, sua manutenção em meio à sociedade demonstra que as músicas são fontes de conhecimentos, histórias e expressões de culturas que devem fazer parte do ensino. Esse contato poderá ser mais proveitoso se ocorrer de modo planejado e sistematizado. Ou seja, adequado para os diferentes objetivos almejados para os educandos da Educação Infantil.