O objetivo deste trabalho foi enfatizar a importância de apresentar aos estudantes o conceito e as práticas culturais de Pernambuco e da cidade de Passira, contribuindo para a valorização desses bens que apesar de serem intangíveis ajudam a contar a história de nosso povo, e mostram que a identidade cultural é construída através de ações que são repassadas de geração em geração por trazerem elementos do cotidiano do lugar. Apresentar os bens imateriais como brincadeiras, danças, técnicas de artesanato típicas da cidade (incluindo a zona rural ) em que vivem os estudantes é importante desde os anos iniciais da formação dos mesmos. É conhecendo o contexto histórico, praticando que os estudantes podem despertar o interesse de contribuir para a preservação do patrimônio; diferente de um bem imóvel, os bens intangíveis precisam de movimento, de prática continua para que resista ao tempo e aos fatores que dificultam a permanência dessas práticas. Foram realizadas em sala de aula, durante as aulas ministradas em uma disciplina eletiva, atividades relacionadas ao patrimônio imaterial da cidade e do estado de Pernambuco, analisando filmes, documentários, e oficinas para confecção de itens materiais que estão relacionadas a praticas culturais e imateriais, que além da contribuição para a construção da identidade cultural dos pernambucanos, é conteúdo abordado no Sistema Seriado de avaliação, vestibular realizado pela Universidade de Pernambuco.