RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM DIÁLOGO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3967 "inscrito_id" => 15165 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM DIÁLOGO" "resumo" => "Historicamente, o processo de profissionalização docente no contexto brasileiro esteve relacionado às mudanças teóricas e didáticas que repercutiam nas políticas públicas educacionais, em especial às ações voltadas para a formação de professores da Educação Básica. Partindo dessa premissa, pretende-se refletir sobre as propostas de formação de professores/alfabetizadores no âmbito da Residência Pedagógica (RP). Esta discussão encontra-se fundamentada em alguns estudos acerca da formação profissional de alfabetizadores (FERREIRA, 2012; FERREIRA; ALBUQUERQUE; LEAL, 2007) e da relevância da Residência Pedagógica na formação de professores da Educação Básica (SOUZA; MENICONI; GOMES, 2022; GOMES, 2021; SILVA; CRUZ, 2018; POLADIAN, 2014), dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral realizada junto aos subprojetos de Alfabetização/Letramento, integrantes dos Projetos Institucionais de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para esta discussão serão apresentados dados parciais coletados por meio da análise documental dos subprojetos de RP da UFAL e da UFPE. A partir da análise comparativa das propostas de formação inicial e continuada identificou-se que os dois subprojetos têm como referência a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) e as DCNs para Formação Inicial e Continuada. E em relação à inter-relação teoria/prática prevista nas atividades de RP, observou-se que estas visam contemplar as especificidades das escolas das redes municipais de educação de Recife e de Maceió, uma vez que os dois subprojetos analisados preveem a participação colaborativa dos professores/alfabetizadores e dos licenciandos, tanto na etapa de planejamento, quanto na execução das atividades pedagógicas nas escolas participantes. A articulação entre a formação inicial e a formação continuada no formato de Residência Pedagógica destaca o caráter emancipatório dos preceptores e dos residentes na busca da construção da identidade profissional, bem como nas práticas de alfabetização/letramento que se darão numa perspectiva crítico-reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15165_TB3967_31082022152006.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANA LISS SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "YANA LISS" "autor_email" => "yana.gomes@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3967 "inscrito_id" => 15165 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM DIÁLOGO" "resumo" => "Historicamente, o processo de profissionalização docente no contexto brasileiro esteve relacionado às mudanças teóricas e didáticas que repercutiam nas políticas públicas educacionais, em especial às ações voltadas para a formação de professores da Educação Básica. Partindo dessa premissa, pretende-se refletir sobre as propostas de formação de professores/alfabetizadores no âmbito da Residência Pedagógica (RP). Esta discussão encontra-se fundamentada em alguns estudos acerca da formação profissional de alfabetizadores (FERREIRA, 2012; FERREIRA; ALBUQUERQUE; LEAL, 2007) e da relevância da Residência Pedagógica na formação de professores da Educação Básica (SOUZA; MENICONI; GOMES, 2022; GOMES, 2021; SILVA; CRUZ, 2018; POLADIAN, 2014), dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral realizada junto aos subprojetos de Alfabetização/Letramento, integrantes dos Projetos Institucionais de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para esta discussão serão apresentados dados parciais coletados por meio da análise documental dos subprojetos de RP da UFAL e da UFPE. A partir da análise comparativa das propostas de formação inicial e continuada identificou-se que os dois subprojetos têm como referência a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) e as DCNs para Formação Inicial e Continuada. E em relação à inter-relação teoria/prática prevista nas atividades de RP, observou-se que estas visam contemplar as especificidades das escolas das redes municipais de educação de Recife e de Maceió, uma vez que os dois subprojetos analisados preveem a participação colaborativa dos professores/alfabetizadores e dos licenciandos, tanto na etapa de planejamento, quanto na execução das atividades pedagógicas nas escolas participantes. A articulação entre a formação inicial e a formação continuada no formato de Residência Pedagógica destaca o caráter emancipatório dos preceptores e dos residentes na busca da construção da identidade profissional, bem como nas práticas de alfabetização/letramento que se darão numa perspectiva crítico-reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15165_TB3967_31082022152006.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANA LISS SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "YANA LISS" "autor_email" => "yana.gomes@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }