Atualmente tem aumentado, de maneira considerável, o número de pesquisas voltadas à Formação Docente, em livros, dissertações, teses e periódicos, buscando-se novas orientações e inovações nessa área. O mundo hodierno vive num contexto de transformações epistemológicas, sociais, ideológicas culturais e profissionais, baseadas nos diversos campos do conhecimento, informação e tecnologia. Neste sentido, a formação docente acadêmica deve ter como preocupação a educação das gerações futuras, por meio de processos formais e não formais, nos quais os novos educadores sejam instruídos a ensinar e a aprender continuamente. O objetivo do estudo foi analisar o perfil dos alunos que estão cursando Pedagogia na Universidade de Vassouras, Unidade Maricá. Para tanto se realizou uma pesquisa qualitativa com 64 acadêmicos que aderiram ao estudo, buscando-se verificar as facilidades e dificuldades que estes sentem diante das novas concepções e modelos inovadores de educação, fundamentados num ideal crítico, democrático e participativo. A metodologia, compreendeu uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo com coleta de dados referendada, por um questionário disponibilizado através de um formulário eletrônico, apresentado aos pesquisados por link, no Google Drive, contendo 38 perguntas, cujo indicador uniforme de recurso (URL) foi disponibilizado aos acadêmicos para respondê-las, os dados foram encaminhados automaticamente para o e-mail dos autores, sem a identificação dos respondentes. Os dados foram analisados a partir das propostas de Bardin (2011). O texto do artigo foi fundamentado em renomados autores que discutem o assunto, como por exemplo, NÓVOA, TARDIF, MORAN e MAZETTO. O estudo observou que a maior parte dos entrevistados estão cursando Pedagogia por vocação e, que o Curso em questão, objetiva a formação de profissionais capazes de atuar em diversos campos educativos, formais e informais, propondo e analisando, de maneira crítica, não somente a gestão administrativa e pedagógica, mas também políticas educacionais, em contextos e instâncias diferenciados.