A escola é, por natureza, um dos principais espaços de formação para a cidadania, no entanto, nem sempre se mostra capaz de lidar com as diferentes questões ligadas à sexualidade e a orientação sexual. Discriminações sofridas pela comunidade LGBTQIAP+ no ambiente escolar são frequentes e demonstra a inabilidade de educadores para agir diante da questão, o que pode resultar em consequências negativas no bem-estar e na aprendizagem dos estudantes. A abordagem do tema na formação docente tende a contribuir com a conscientização e desconstrução dos preconceitos, diminuindo os casos de violência e censura imposta à comunidade. Nesse sentido, esse trabalho, objetiva abordar questões referentes à diversidade sexual no processo de formação docente de estudantes do Curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Apodi. O estudo é de natureza qualitativa e abrange a pesquisa colaborativa de referencial teórico específico, incluindo exposição, problematização, debate e produção de síntese crítica promovido durante a realização do seminário Novos arranjos sociais, familiares e suas implicações na escola, ocorrido na disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela professora Maria Josevânia Dantas no curso de licenciatura em química, no semestre letivo 2022.1. A partir da pesquisa, foi possível notar o quão urgente é a necessidade de implementação do tema nos cursos de formação de professores para que possam dialogar com mais propriedade a temática, ultrapassando a visão essencialista que associa a sexualidade aos aspectos biológico de macho e fêmea e a reprodução da espécie humana. Mais que isto, é preciso estruturar uma formação pautada pelos direitos humanos, em que a diversidade seja fortalecida por políticas anti-homofóbicas e anti-discriminação de gênero e que o espaço escolar seja um lugar de acolhimento onde os alunos possam se expressar sem a preocupação de serem humilhados, rejeitados ou violentados.