MONTEIRO, Edna Camara et al.. Artigo com relato de pesquisa de campo. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88319>. Acesso em: 13/11/2024 06:05
Este artigo tem partiu de uma pesquisa que levantou o seguinte questionamento: a utilização das tecnologias assistivas e de materiais pedagógicos adaptados contribuem para o desenvolvimento Dos alunos com deficiência e portanto de experiências educacionais mais inclusivas? Para buscar resposta para esse questionamento tomamos como objetivo geral: Discutir as contribuições das tecnologias assistivas e de materiais pedagógicos adaptados para o desenvolvimento dos alunos com deficiência nas Salas de Recursos Multiufuncionais. Como objetivos específicos elencamos: Identificar as tecnologias assistivas e os materiais pedagógicos adaptados utilizadas no AEE; Identificar as possibilidades e dificuldades em relação ao uso das tecnologias assistivas e a construção de materiais pedagógicos adaptados nas Salas de Recursos Multiufuncionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva e analítica, para qual recorremos a fontes bibliográficas e a pesquisa empírica, através do estudo de caso, realizado em uma escola pública da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande- PB. O estudo nos permitiu perceber que mesmo com poucos recursos, é possível oferecer boas alternativas para atender às peculiaridades dos educandos adaptando materiais pedagógicos e ao providenciar a aquisição ou confecção de materiais adaptados e tecnologias assistivas, a escola aponta para uma perspectiva inclusiva, ao tentar proporcionar uma melhoria no atendimento e promover processos de aprendizagem em igualdade de condições.