O presente artigo relata como a educação e a fraternidade podem caminhar lado a lado. O objetivo possibilitará reflexões acerca do tema da campanha da fraternidade do ano de 2022, com destaque para a temática Fraternidade e Educação. A pesquisa bibliográfica aponta para a descrição dos saberes norteadores da liberdade humana, saberes esses inerentes à vida sábia, fraterna e humanizante. O procedimento metodológico utilizou de interpretações de autores que pesquisam acerca da educação fraterna e humanizante. A vida em fraternidade proporciona a dignidade humana. Refletir sobre a campanha da fraternidade proporciona a compreensão da educação, interpretada não apenas sendo um dever da escola, como função de transmitir conteúdos, ou preparação para o trabalho. A campanha da fraternidade propicia pensar que educar não é um ato isolado, limitando-se apenas ao contexto escolar. A educação é o processo pelo qual os indivíduos buscam sua ascensão. É através da educação que os sujeitos se reconhecem como transformadores da vida em sociedade. As mudanças na educação corroboram para novas posturas das classes sociais, fortalecendo os vínculos com o processo de transformação dos sujeitos. A educação possibilita mudanças no comportamento dos sujeitos, auxiliando no seu processo intelectual, cultural e social. A perspectiva de uma educação humanizante perpassa pela necessidade de mudanças na sociedade, exigindo posturas sábias capazes de transformar os sujeitos para uma educabilidade libertadora, humana e fraterna.