Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA: OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A educação especial tem vivenciado profundas transformações na reivindicação por igualdade entre os cidadãos desde a Constituição Federal de 1988. Após vários acordos firmados para a consolidação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, percebe-se que aos poucos estamos caminhando para alcançar esse objetivo, porém, há muita coisa a ser feita. Visto que o conceito de escola inclusiva baseia-se fundamentalmente na defesa do direito à integração e na necessidade de promover uma profunda reforma das escolas, é preciso que ela se adapte para que as crianças tenham acesso e a garantia de que os programas sejam efetivados tornando possível uma educação de qualidade para todos, sem nenhum tipo de exclusão. Os desafios encontrados na contemporaneidade mostram que esta realidade parece estar além das leis que regem este direito, pois na prática parece mais uma mera teoria. É preciso, portanto, enxergar a educação inclusiva entendendo as dificuldades e analisando o contexto escolar para que ao invés de incluir nos não estejamos cometendo de forma indiscriminada a exclusão como muitas vezes tem acontecido. Este trabalho foi embasado elencando como principais autores Ferreira e Guimarães (2003); Mazzota (2001); Silva e Vizim (2001); Skliar (1997) entre outros, fazendo um paralelo como as escolas públicas convivem com essa realidade cotidianamente.

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