Este artigo, fruto de uma pesquisa de mestrado, trata das transformações nas práticas docentes de professores de história do Ensino Médio quando seus estudantes acessam conteúdos de história pela rede social digital Youtube. O estudo pretendeu identificar, descrever e analisar as situações reveladas por professores frente ao desafio de atuar junto a uma geração hiperconectada. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como pressupostos teórico-metodológicos a Teoria Ator-Rede – TAR (LATOUR, 1994, 2012, 2016; LEMOS, 2002, 2013), além do diálogo com os autores Martha K. Borges (2007, 2019); Pierre Lévy (2010); Lucia Santaella e Renata Lemos (2010); Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli (2004); e Maria Mizukami (1986). A técnica de pesquisa utilizada para a seleção dos professores de história do Ensino Médio que foram entrevistados foi a Snowball (bola de neve) fundamentada em Goodman(1961), e para a análise do conteúdo das verbalizações foi apoiada em Laurence Bardin (2004). As evidências sugeriram que os limites das práticas docentes tradicionais em sala de aula são constantemente tensionadas em razão das (des)informações acessadas pelos estudantes. Este fenômeno dá origem a controvérsias que emergem no ambiente escolar, geradas pelos conhecimentos prévios dos estudantes adquiridos por meio de videoaulas no Youtube, fato que impulsiona os professores de história a modificarem suas práticas, tanto na fase de preparação das aulas, como nas estratégias de ensino e de avaliação desenvolvidas.