Este trabalho versa sobre o estudo do ambiente em uma perspectiva interdisciplinar para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Tomando como pressuposto a proposta curricular municipal para o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública e valorizar o meio, foi desenvolvida uma sequência didática pelos docentes dos componentes curriculares: Ciências, Ética e Cidadania, Sociologia, Música, História, Geografia e Educação Física, em uma escola pública no município de Remígio/PB, a partir do estudo de caso sobre a comunidade Chã da Pia, próxima ao entorno escolar, onde as mulheres compartilham a prática centenária da produção de peças artesanais a partir do barro. Inicialmente, foi realizada a sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática e a comunidade a qual foi desenvolvida a aula de campo, identificou-se que haviam estudantes da própria comunidade na turma. Logo, as loiceiras (como são chamadas as mulheres que realizam esse trabalho manual) utilizam-se dos recursos naturais para sustentarem suas famílias. Os estudantes puderam acompanhar todo o processo, e ainda experimentar a prática; após essa etapa da aula de campo, houve a socialização do conhecimento construído por meio de um mapa mental desenvolvido em conjunto pela turma; na aula seguinte, cada docente trabalhou aspectos particulares das suas áreas do conhecimento e, por fim, foi desenvolvido pelos docentes uma música e o texto de uma peça teatral inéditos narrando a história fictícia de uma loiceira seguido do casamento matuto, marco cultural da região, interpretados pelos próprios estudantes e, apresentados na culminância bimestral da escola, junto com as peças de barro que foram produzidas por eles, além de um mural com os registros da aula de campo. Por conseguinte, com essa sequência os estudantes foram expostos simultaneamente a mecanismos perceptivos e cognitivos, processo mental que constrói a percepção ambiental do indivíduo.