A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFMA-CAMPUS BURITICUPU
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 12529 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFMA-CAMPUS BURITICUPU" "resumo" => "Compreender o significado de educação financeira permite a todos uma melhor administração das finanças pessoais, ajudando-a entender as diferentes formas de remodelar suas finanças. Entretanto, para ter uma percepção mais ampla da educação financeira e a sua utilização é necessário que essa abordagem seja feita desde o início da vida acadêmica, pois é uma preparação mais longínqua para as crianças, jovens e adultos possibilitando uma melhor compreensão quanto ao seu uso. Deste modo, a presente pesquisa buscou analisar a percepção dos alunos do IFMA – Campus Buriticupu, com relação à educação financeira. E para tal busca, utilizou-se de um método descritivo de natureza qualitativa, sendo realizado através de rodas de conversas nas turmas de Ensino Médio e superior com intuito de mostrar o que é educação financeira. Um dos principais resultados encontrados foi à carência da abordagem da educação financeira nas escolas. Sendo assim, se faz necessário a sua abordagem de forma ampla e integralizada e não apenas a uma corroboração da matemática financeira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12529_TB441_18062022214546.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA DA SILVA CANTANHEDE" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.s@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 12529 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFMA-CAMPUS BURITICUPU" "resumo" => "Compreender o significado de educação financeira permite a todos uma melhor administração das finanças pessoais, ajudando-a entender as diferentes formas de remodelar suas finanças. Entretanto, para ter uma percepção mais ampla da educação financeira e a sua utilização é necessário que essa abordagem seja feita desde o início da vida acadêmica, pois é uma preparação mais longínqua para as crianças, jovens e adultos possibilitando uma melhor compreensão quanto ao seu uso. Deste modo, a presente pesquisa buscou analisar a percepção dos alunos do IFMA – Campus Buriticupu, com relação à educação financeira. E para tal busca, utilizou-se de um método descritivo de natureza qualitativa, sendo realizado através de rodas de conversas nas turmas de Ensino Médio e superior com intuito de mostrar o que é educação financeira. Um dos principais resultados encontrados foi à carência da abordagem da educação financeira nas escolas. Sendo assim, se faz necessário a sua abordagem de forma ampla e integralizada e não apenas a uma corroboração da matemática financeira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12529_TB441_18062022214546.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA DA SILVA CANTANHEDE" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.s@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }