Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA, RORAIMA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90202
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3630
    "inscrito_id" => 15357
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA, RORAIMA."
    "resumo" => "Alfabetização científica, termo usado desde o final da década de 1950, significa o que um cidadão deve saber sobre a ciência. Implica uma apreciação da natureza da ciência, seus objetivos e suas limitações, aliada a alguma compreensão das ideias científicas predominantes. O indivíduo cientificamente alfabetizado deve compreender qual a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, em que medida isto influencia no seu cotidiano e de que forma contribui para a resolução de problemas do seu dia-a-dia. A alfabetização científica é fundamental no processo de formação de cidadãos críticos e comprometidos com a melhoria da sociedade. Objetivando conhecer o nível de alfabetização científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro escolas da rede pública de Boa Vista/RR, foi aplicado o Teste de Alfabetização Científica Básica – TACB, composto por 75 questões objetivas, compreendendo três eixos norteadores: i) natureza da ciência; ii) conteúdo da ciência; iii) impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Os resultados indicaram que alunos de três escolas atingiram escores mínimos estabelecidos pelo TACB em todos os eixos norteadores, sendo considerados alfabetizados cientificamente de acordo com a lógica do instrumento. Por outro lado, alunos de uma das escolas apresentaram escores pouco abaixo do mínimo nos três eixos norteadores, sugerindo falta de compreensão mínima tanto do método científico, quanto de conceitos e uso dos principais termos científicos, além de pouca compreensão acerca do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Considerando que a alfabetização científica é uma necessidade formativa para o cidadão do século XXI, este estudo reforça a necessidade de planejar um ensino que impulsione a compreensão das diversas implicações da ciência e da tecnologia na tomada de decisão para a melhoria da qualidade de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15357_TB3630_12092022164923.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARTINS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "jessica martins"
    "autor_email" => "jessica24rr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90202
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3630
    "inscrito_id" => 15357
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA, RORAIMA."
    "resumo" => "Alfabetização científica, termo usado desde o final da década de 1950, significa o que um cidadão deve saber sobre a ciência. Implica uma apreciação da natureza da ciência, seus objetivos e suas limitações, aliada a alguma compreensão das ideias científicas predominantes. O indivíduo cientificamente alfabetizado deve compreender qual a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, em que medida isto influencia no seu cotidiano e de que forma contribui para a resolução de problemas do seu dia-a-dia. A alfabetização científica é fundamental no processo de formação de cidadãos críticos e comprometidos com a melhoria da sociedade. Objetivando conhecer o nível de alfabetização científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro escolas da rede pública de Boa Vista/RR, foi aplicado o Teste de Alfabetização Científica Básica – TACB, composto por 75 questões objetivas, compreendendo três eixos norteadores: i) natureza da ciência; ii) conteúdo da ciência; iii) impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Os resultados indicaram que alunos de três escolas atingiram escores mínimos estabelecidos pelo TACB em todos os eixos norteadores, sendo considerados alfabetizados cientificamente de acordo com a lógica do instrumento. Por outro lado, alunos de uma das escolas apresentaram escores pouco abaixo do mínimo nos três eixos norteadores, sugerindo falta de compreensão mínima tanto do método científico, quanto de conceitos e uso dos principais termos científicos, além de pouca compreensão acerca do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Considerando que a alfabetização científica é uma necessidade formativa para o cidadão do século XXI, este estudo reforça a necessidade de planejar um ensino que impulsione a compreensão das diversas implicações da ciência e da tecnologia na tomada de decisão para a melhoria da qualidade de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15357_TB3630_12092022164923.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARTINS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "jessica martins"
    "autor_email" => "jessica24rr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Alfabetização científica, termo usado desde o final da década de 1950, significa o que um cidadão deve saber sobre a ciência. Implica uma apreciação da natureza da ciência, seus objetivos e suas limitações, aliada a alguma compreensão das ideias científicas predominantes. O indivíduo cientificamente alfabetizado deve compreender qual a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, em que medida isto influencia no seu cotidiano e de que forma contribui para a resolução de problemas do seu dia-a-dia. A alfabetização científica é fundamental no processo de formação de cidadãos críticos e comprometidos com a melhoria da sociedade. Objetivando conhecer o nível de alfabetização científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro escolas da rede pública de Boa Vista/RR, foi aplicado o Teste de Alfabetização Científica Básica – TACB, composto por 75 questões objetivas, compreendendo três eixos norteadores: i) natureza da ciência; ii) conteúdo da ciência; iii) impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Os resultados indicaram que alunos de três escolas atingiram escores mínimos estabelecidos pelo TACB em todos os eixos norteadores, sendo considerados alfabetizados cientificamente de acordo com a lógica do instrumento. Por outro lado, alunos de uma das escolas apresentaram escores pouco abaixo do mínimo nos três eixos norteadores, sugerindo falta de compreensão mínima tanto do método científico, quanto de conceitos e uso dos principais termos científicos, além de pouca compreensão acerca do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Considerando que a alfabetização científica é uma necessidade formativa para o cidadão do século XXI, este estudo reforça a necessidade de planejar um ensino que impulsione a compreensão das diversas implicações da ciência e da tecnologia na tomada de decisão para a melhoria da qualidade de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.