O DIABETIS NOS ALUNOS DA EJA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ALIMENTAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89677 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 13715 "titulo" => "O DIABETIS NOS ALUNOS DA EJA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ALIMENTAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO" "resumo" => "Um estilo de vida com base numa alimentação saudável é responsável pela saúde e bem-estar. Conhecer a composição, conservação e preparo dos alimentos são diretrizes que norteiam uma boa nutrição do corpo. Nosso trabalho consistiu na aplicação de um jogo sobre alimentação saudável a fim de discutir com os alunos essas diretrizes e informá-los de uma maneira lúdica sobre os cuidados com a saúde. Os sujeitos envolvidos possuem idades entre 20 e 58 e frequentam a sala do Quinto ciclo “A” da EJA da E.E.E.F.M. Miguel Santa Cruz na cidade de Monteiro, Paraíba. A metodologia contou com quatro etapas: a primeira com um questionário inicial sobre diabetes, alimentação saudável e outros problemas de saúde, para conhecer as concepções prévias dos alunos e direcionar as perguntas que estariam no jogo; a segunda etapa com a aplicação de um jogo de tabuleiro em trilha onde os participantes vão avançando e respondendo perguntas a medida que suas peças param em casas de cores diferentes; a terceira etapa com a criação de um mural sobre alimentação saudável a partir das informações percebidas e discutidas durante o jogo; e uma quarta etapa com palestras sobre cuidados com a alimentação para outros alunos da escola, principalmente o diabetes. A análise dos dados obtidos no questionário comparadas com as respostas que eles deram durante o jogo (que continha perguntas semelhantes) demonstraram que algumas concepções foram melhoradas, esclarecidas e corrigidas a respeito da alimentação saudável. A pesquisa também estimulou alguns alunos a realizarem hemogramas evidenciando que as discussões tiveram influência no seu cuidado com a saúde. Outro ponto a destacar foi o protagonismo dos alunos que procuravam participar das palestras e do jogo, mostrando que os alunos da EJA são receptivos a atividades lúdicas e a participação em debates. O diabetes é a doença mais frequente nos participantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13715_TB2998_25112022213609.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMAYLSONN JÓIA LEANDRO" "autor_nome_curto" => "Edmaylsonn" "autor_email" => "edmaylsonnjoia@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89677 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 13715 "titulo" => "O DIABETIS NOS ALUNOS DA EJA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ALIMENTAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO" "resumo" => "Um estilo de vida com base numa alimentação saudável é responsável pela saúde e bem-estar. Conhecer a composição, conservação e preparo dos alimentos são diretrizes que norteiam uma boa nutrição do corpo. Nosso trabalho consistiu na aplicação de um jogo sobre alimentação saudável a fim de discutir com os alunos essas diretrizes e informá-los de uma maneira lúdica sobre os cuidados com a saúde. Os sujeitos envolvidos possuem idades entre 20 e 58 e frequentam a sala do Quinto ciclo “A” da EJA da E.E.E.F.M. Miguel Santa Cruz na cidade de Monteiro, Paraíba. A metodologia contou com quatro etapas: a primeira com um questionário inicial sobre diabetes, alimentação saudável e outros problemas de saúde, para conhecer as concepções prévias dos alunos e direcionar as perguntas que estariam no jogo; a segunda etapa com a aplicação de um jogo de tabuleiro em trilha onde os participantes vão avançando e respondendo perguntas a medida que suas peças param em casas de cores diferentes; a terceira etapa com a criação de um mural sobre alimentação saudável a partir das informações percebidas e discutidas durante o jogo; e uma quarta etapa com palestras sobre cuidados com a alimentação para outros alunos da escola, principalmente o diabetes. A análise dos dados obtidos no questionário comparadas com as respostas que eles deram durante o jogo (que continha perguntas semelhantes) demonstraram que algumas concepções foram melhoradas, esclarecidas e corrigidas a respeito da alimentação saudável. A pesquisa também estimulou alguns alunos a realizarem hemogramas evidenciando que as discussões tiveram influência no seu cuidado com a saúde. Outro ponto a destacar foi o protagonismo dos alunos que procuravam participar das palestras e do jogo, mostrando que os alunos da EJA são receptivos a atividades lúdicas e a participação em debates. O diabetes é a doença mais frequente nos participantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13715_TB2998_25112022213609.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMAYLSONN JÓIA LEANDRO" "autor_nome_curto" => "Edmaylsonn" "autor_email" => "edmaylsonnjoia@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }