Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORT NCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90605
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4295
    "inscrito_id" => 17190
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "resumo" => "Esta pesquisa buscou analisar a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) como ferramenta de ensino e aprendizagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), através de entrevista com um professor de matemática da rede de ensino particular de um município do interior da Bahia. A escolha de um professor da rede particular se deu pois, durante o início da pandemia, apenas escolas particulares estavam funcionando de forma remota. A entrevista em questão foi realizada pela plataforma Meet. Esta pesquisa é um recorte de um trabalho realizado durante as atividades de Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Esta é uma pesquisa de viés qualitativo, descritivo, onde a partir das respostas do professor entrevistado foi possível identificar em sua fala que as TIC’s eram utilizadas de forma constante durante suas aulas, o que lhe permitia avaliar os estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar que estas ferramentas além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, permitiam que todos os estudantes pudessem participar de forma ativa. Durante sua fala, o professor destaca a importância e as contribuições das TIC's para sua formação, possibilitando inovar seu método de ensinar os conhecimentos construídos por ele durante sua formação inicial como professor e na construção de seu perfil profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17190_TB4295_01122022162522.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE OLIVEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "Elane"
    "autor_email" => "oliveiraelane241@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90605
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4295
    "inscrito_id" => 17190
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "resumo" => "Esta pesquisa buscou analisar a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) como ferramenta de ensino e aprendizagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), através de entrevista com um professor de matemática da rede de ensino particular de um município do interior da Bahia. A escolha de um professor da rede particular se deu pois, durante o início da pandemia, apenas escolas particulares estavam funcionando de forma remota. A entrevista em questão foi realizada pela plataforma Meet. Esta pesquisa é um recorte de um trabalho realizado durante as atividades de Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Esta é uma pesquisa de viés qualitativo, descritivo, onde a partir das respostas do professor entrevistado foi possível identificar em sua fala que as TIC’s eram utilizadas de forma constante durante suas aulas, o que lhe permitia avaliar os estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar que estas ferramentas além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, permitiam que todos os estudantes pudessem participar de forma ativa. Durante sua fala, o professor destaca a importância e as contribuições das TIC's para sua formação, possibilitando inovar seu método de ensinar os conhecimentos construídos por ele durante sua formação inicial como professor e na construção de seu perfil profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17190_TB4295_01122022162522.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE OLIVEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "Elane"
    "autor_email" => "oliveiraelane241@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) como ferramenta de ensino e aprendizagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), através de entrevista com um professor de matemática da rede de ensino particular de um município do interior da Bahia. A escolha de um professor da rede particular se deu pois, durante o início da pandemia, apenas escolas particulares estavam funcionando de forma remota. A entrevista em questão foi realizada pela plataforma Meet. Esta pesquisa é um recorte de um trabalho realizado durante as atividades de Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Esta é uma pesquisa de viés qualitativo, descritivo, onde a partir das respostas do professor entrevistado foi possível identificar em sua fala que as TIC’s eram utilizadas de forma constante durante suas aulas, o que lhe permitia avaliar os estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar que estas ferramentas além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, permitiam que todos os estudantes pudessem participar de forma ativa. Durante sua fala, o professor destaca a importância e as contribuições das TIC's para sua formação, possibilitando inovar seu método de ensinar os conhecimentos construídos por ele durante sua formação inicial como professor e na construção de seu perfil profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.