O objetivo do presente trabalho foi discutir a relação do perfil dos (as) docentes da EJA participantes do estudo, com seus conhecimentos entomológicos, a partir da identificação visual de insetos. Para tanto, aplicamos um questionário virtual através do qual buscamos traçar o perfil dos (as) docentes participantes e também avaliar sua capacidade em identificar visualmente animais enquanto insetos. Participaram da pesquisa 31 docentes que atuam ou atuaram na EJA, de ambos os gêneros e com representantes de seis estados diferentes. O perfil médio dos (as) participantes foi representado por docentes com idade média de 48 anos, na maioria pertencentes ao gênero feminino, com curso de pós-graduação, atuando principalmente na EJA – Ensino Fundamental e em escolas públicas. Com relação à identificação visual de insetos, pudemos perceber que muitos (as) docentes confundem insetos e não insetos, isto pode estar relacionado com a formação inicial destes, visto que a maioria não tem formação nas áreas correlatas às Ciências da Natureza. Desta forma, os conhecimentos entomológicos podem estar limitados aos conhecimentos recebidos ainda no Ensino Médio. Por fazerem parte da vida dos (as) estudantes, os insetos têm grande potencial enquanto tema ou recurso pedagógico na EJA, facilitando a correlação dos conteúdos trabalhados com as vivências dos (as) discentes. Neste contexto, discutir a relação do perfil dos (as) docentes da EJA participantes com seus conhecimentos entomológicos, se mostra importante para traçar estratégias de formação continuada que permitam a utilização de insetos para a construção de aprendizagens significativas e que valorizem as vivências dos (as) estudantes.