Desde o início do século XX a educação vem passando por transformações significativas que afetam a forma como o ensino de ciências e biologia vem sendo trabalhado. Diante desse contexto, emerge a necessidade dessa área do conhecimento superar o ensino marcado pela transmissão dos conteúdos, onde os estudantes atuam como passivos no decorrer de todo o processo de ensino e aprendizagem. Para atender as demandas sociais vigentes, o ensino de Ciências e Biologia precisa ter como prioridade a formação de cidadãos críticos, reflexivos e capazes de tomarem decisões conscientes e embasadas no conhecimento científico. Nesse sentido, a Alfabetização científica (AC) precisa ser a finalidade do ensino de Ciências e Biologia, uma vez que pode contribuir para que os estudantes encontrem significado nos conhecimentos construídos no espaço escolar e conduzi-los à cultura científica e tecnológica. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre o que tem sido pesquisado no que se refere a temática da Alfabetização científica nas sete últimas edições (2014- 2020) do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). A partir disso, observou-se que poucos artigos publicados na área de Ensino de ciências e Biologia tratavam do assunto, demonstrando a importância de ampliarmos as discussões sobre essa temática, visando a ressignificação da prática docente de modo a formar cidadãos alfabetizados cientificamente.