Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA HISTÓRIA SE ANALISAR?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90186
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3610
    "inscrito_id" => 15340
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA HISTÓRIA SE ANALISAR?"
    "resumo" => "No presente estudo, analisamos qual a concepção de experimentação didática está instituída no Guia de laboratório da coleção de livros ‘Biologia: das moléculas ao homem’,proposta pela equipe do Biological Science Curriculum Study (BSCS-versão azul). O BSCS se denota como um projeto curricular que produziu diversos materiais didáticos, organizados numa coleção que possui filmes, manuais e livros didáticos que se caracterizam como um currículo. O BSCS é incorporado, introduzindo conteúdos e materiais para reformulação curricular do ensino das ciências no Brasil. Utilizamos como referencial teórico Goodson (1995; 1997), Lopes e Macedo (2004; 2011). Para a exploração do material, utilizamos análise de conteúdo temática com categorias a priori e a posteriori proposta por Bardin. Após as verificações, compreendemos que os exercícios de laboratório propostos refletem a ideia de que o ensino de ciências tem como cerne o aprendizado do que se chamava ‘método científico’. Esse consiste em fazer experimentos que vivenciem as etapas do método científico como observação, formulação de hipóteses e experimentação. Após a exploração do material, entendemos que a intencionalidade do livro é fazer com que os discentes compreendam a natureza da ciência e de seus processos. Constatamos isso ao salientarmos a estrutura do texto prevista pelo livro, que aborda o conteúdo alinhado a uma narração científica, fazendo com que, dessa forma, haja uma maior interação entre os fatos, as ideias e os procedimentos. As atividades experimentais declinadas nos livros se constituem como um conjunto de ações, cuja finalidade é comprovar as conclusões abordadas no conteúdo, o que, de certa forma, é antagônico aos ideais de promover uma ascensão científica através da educação, visto que as atividades tinham muito mais um caráter de comprovar os fatos e as teorias do que fazer com que os alunos construam as suas próprias concepções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15340_TB3610_10082022235450.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS  SOARES"
    "autor_email" => "thais.soares1994@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90186
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3610
    "inscrito_id" => 15340
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA HISTÓRIA SE ANALISAR?"
    "resumo" => "No presente estudo, analisamos qual a concepção de experimentação didática está instituída no Guia de laboratório da coleção de livros ‘Biologia: das moléculas ao homem’,proposta pela equipe do Biological Science Curriculum Study (BSCS-versão azul). O BSCS se denota como um projeto curricular que produziu diversos materiais didáticos, organizados numa coleção que possui filmes, manuais e livros didáticos que se caracterizam como um currículo. O BSCS é incorporado, introduzindo conteúdos e materiais para reformulação curricular do ensino das ciências no Brasil. Utilizamos como referencial teórico Goodson (1995; 1997), Lopes e Macedo (2004; 2011). Para a exploração do material, utilizamos análise de conteúdo temática com categorias a priori e a posteriori proposta por Bardin. Após as verificações, compreendemos que os exercícios de laboratório propostos refletem a ideia de que o ensino de ciências tem como cerne o aprendizado do que se chamava ‘método científico’. Esse consiste em fazer experimentos que vivenciem as etapas do método científico como observação, formulação de hipóteses e experimentação. Após a exploração do material, entendemos que a intencionalidade do livro é fazer com que os discentes compreendam a natureza da ciência e de seus processos. Constatamos isso ao salientarmos a estrutura do texto prevista pelo livro, que aborda o conteúdo alinhado a uma narração científica, fazendo com que, dessa forma, haja uma maior interação entre os fatos, as ideias e os procedimentos. As atividades experimentais declinadas nos livros se constituem como um conjunto de ações, cuja finalidade é comprovar as conclusões abordadas no conteúdo, o que, de certa forma, é antagônico aos ideais de promover uma ascensão científica através da educação, visto que as atividades tinham muito mais um caráter de comprovar os fatos e as teorias do que fazer com que os alunos construam as suas próprias concepções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15340_TB3610_10082022235450.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS  SOARES"
    "autor_email" => "thais.soares1994@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

No presente estudo, analisamos qual a concepção de experimentação didática está instituída no Guia de laboratório da coleção de livros ‘Biologia: das moléculas ao homem’,proposta pela equipe do Biological Science Curriculum Study (BSCS-versão azul). O BSCS se denota como um projeto curricular que produziu diversos materiais didáticos, organizados numa coleção que possui filmes, manuais e livros didáticos que se caracterizam como um currículo. O BSCS é incorporado, introduzindo conteúdos e materiais para reformulação curricular do ensino das ciências no Brasil. Utilizamos como referencial teórico Goodson (1995; 1997), Lopes e Macedo (2004; 2011). Para a exploração do material, utilizamos análise de conteúdo temática com categorias a priori e a posteriori proposta por Bardin. Após as verificações, compreendemos que os exercícios de laboratório propostos refletem a ideia de que o ensino de ciências tem como cerne o aprendizado do que se chamava ‘método científico’. Esse consiste em fazer experimentos que vivenciem as etapas do método científico como observação, formulação de hipóteses e experimentação. Após a exploração do material, entendemos que a intencionalidade do livro é fazer com que os discentes compreendam a natureza da ciência e de seus processos. Constatamos isso ao salientarmos a estrutura do texto prevista pelo livro, que aborda o conteúdo alinhado a uma narração científica, fazendo com que, dessa forma, haja uma maior interação entre os fatos, as ideias e os procedimentos. As atividades experimentais declinadas nos livros se constituem como um conjunto de ações, cuja finalidade é comprovar as conclusões abordadas no conteúdo, o que, de certa forma, é antagônico aos ideais de promover uma ascensão científica através da educação, visto que as atividades tinham muito mais um caráter de comprovar os fatos e as teorias do que fazer com que os alunos construam as suas próprias concepções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.