A afetividade é primordial no ambiente escolar e na relação professor-aluno, pois quando o afeto está presente na prática pedagógica do educador e nas suas ações em sala de aula, a criança se sente mais segura e motivada a aprender. O principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, e por meio desse estudo pode-se constatar que a afetividade atua diretamente no ensino-aprendizagem das crianças em todas as fases, principalmente na educação infantil que é a primeira etapa da educação básica, isto é, interfere no desenvolvimento do indivíduo como um todo, seu comportamento, sua autoestima, e sua cognição. Sendo assim o principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A relevância dessa pesquisa se dá pelo fato da educação infantil ser uma fase que deixou de ser vista apenas como um período de brincadeiras, e passou a ser mais valorizada ao longo do tempo, pois foi se percebendo que desde dos primeiros anos de vida o sujeito vai construindo conhecimentos que serão a base para sua formação futura e o papel do professor como mediador é fundamental nessa produção de saberes.