O ENSINO DO VOLEIBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAS DE APRENSIZAGENS, ESTILOS E METODOLOGIAS DE ENSINO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89633 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2947 "inscrito_id" => 15346 "titulo" => "O ENSINO DO VOLEIBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAS DE APRENSIZAGENS, ESTILOS E METODOLOGIAS DE ENSINO" "resumo" => "Na unidade temática de esportes de rede/parede o voleibol é o esporte com maior adesão e prática nas aulas de Educação Física no contexto escolar. O estudo objetivou identificar quais as formas de aprendizagens, estilos de ensino e metodologias de ensino do voleibol são conhecidas e utilizadas por professores nas aulas de Educação Física no ensino da unidade temática do voleibol. A amostra foi composta por 48 professores de Educação Física da rede de ensino municipal, estadual e particular de Sorriso-MT, a idade média de 39,88(±9,08) anos. O instrumento utilizado foi questionário eletrônico, elaborado pelos autores, com questões objetivas sobre os dados demográficos, experiência docente, formação profissional, fontes de conhecimento, estilos de ensino, formas de aprendizagens e metodologias de ensino. Os resultados apontam que os docentes conhecem 83,33% e utilizam 79,93% ambas as formas de aprendizagens implícita e explicita, em relação aos estilos de ensino conhecem 17,33% priorizam a utilização 18,89% dos estilos de ensino reprodutivos de comando, quanto as metodologias de ensino, as tradicionais são as mais conhecidas (analítica 20,66%, global 28,93% e mista 28,10%) e aplicadas (analítica 20,86%, global 25,90% e mista 25,90%). Conclui-se que os docentes conhecem e utilizam ambas as formas de aprendizagens, preconizando a utilização dos estilos de ensino reprodutivos de comando e as metodologias de ensino tradicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15346_TB2947_08092022115747.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN JOSÉ BORDIN DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willian_bordim@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89633 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2947 "inscrito_id" => 15346 "titulo" => "O ENSINO DO VOLEIBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAS DE APRENSIZAGENS, ESTILOS E METODOLOGIAS DE ENSINO" "resumo" => "Na unidade temática de esportes de rede/parede o voleibol é o esporte com maior adesão e prática nas aulas de Educação Física no contexto escolar. O estudo objetivou identificar quais as formas de aprendizagens, estilos de ensino e metodologias de ensino do voleibol são conhecidas e utilizadas por professores nas aulas de Educação Física no ensino da unidade temática do voleibol. A amostra foi composta por 48 professores de Educação Física da rede de ensino municipal, estadual e particular de Sorriso-MT, a idade média de 39,88(±9,08) anos. O instrumento utilizado foi questionário eletrônico, elaborado pelos autores, com questões objetivas sobre os dados demográficos, experiência docente, formação profissional, fontes de conhecimento, estilos de ensino, formas de aprendizagens e metodologias de ensino. Os resultados apontam que os docentes conhecem 83,33% e utilizam 79,93% ambas as formas de aprendizagens implícita e explicita, em relação aos estilos de ensino conhecem 17,33% priorizam a utilização 18,89% dos estilos de ensino reprodutivos de comando, quanto as metodologias de ensino, as tradicionais são as mais conhecidas (analítica 20,66%, global 28,93% e mista 28,10%) e aplicadas (analítica 20,86%, global 25,90% e mista 25,90%). Conclui-se que os docentes conhecem e utilizam ambas as formas de aprendizagens, preconizando a utilização dos estilos de ensino reprodutivos de comando e as metodologias de ensino tradicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15346_TB2947_08092022115747.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN JOSÉ BORDIN DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willian_bordim@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }