Na unidade temática de esportes de rede/parede o voleibol é o esporte com maior adesão e prática nas aulas de Educação Física no contexto escolar. O estudo objetivou identificar quais as formas de aprendizagens, estilos de ensino e metodologias de ensino do voleibol são conhecidas e utilizadas por professores nas aulas de Educação Física no ensino da unidade temática do voleibol. A amostra foi composta por 48 professores de Educação Física da rede de ensino municipal, estadual e particular de Sorriso-MT, a idade média de 39,88(±9,08) anos. O instrumento utilizado foi questionário eletrônico, elaborado pelos autores, com questões objetivas sobre os dados demográficos, experiência docente, formação profissional, fontes de conhecimento, estilos de ensino, formas de aprendizagens e metodologias de ensino. Os resultados apontam que os docentes conhecem 83,33% e utilizam 79,93% ambas as formas de aprendizagens implícita e explicita, em relação aos estilos de ensino conhecem 17,33% priorizam a utilização 18,89% dos estilos de ensino reprodutivos de comando, quanto as metodologias de ensino, as tradicionais são as mais conhecidas (analítica 20,66%, global 28,93% e mista 28,10%) e aplicadas (analítica 20,86%, global 25,90% e mista 25,90%). Conclui-se que os docentes conhecem e utilizam ambas as formas de aprendizagens, preconizando a utilização dos estilos de ensino reprodutivos de comando e as metodologias de ensino tradicionais.