Este artigo tem como objetivo realizar uma análise individual e comparativa das versões do conto “Os músicos de Bremen” de Chico Buarque de Holanda e a oferecida no programa “Conta Pra Mim”, do Ministério da Educação sob ação da Política Nacional de alfabetização (PNA). Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, em que busca identificar os conceitos de literatura infantil presente nas duas versões a fim de problematizar a versão disponibilizada pelo MEC. Nota-se que o planejamento do Programa ignora o conceito de literatura infantil e retrocede as pesquisas realizadas na área com obras em que predominam o moralismo, de caráter unicamente pedagógico e que não estimula em nada o pequeno leitor, além de trazer à tona o risco de perpetuar o estigma relacionado à leitura. Discute sob o viés da proposta do Programa, que as práticas de Literacia Familiar desconsideram a realidade das famílias brasileiras e relativizam a mediação docente tão importante para análise crítica e escolha das obras a serem trabalhadas com as crianças. As análises permitem inferir que esse programa, com seu caráter ideológico conservador, propaga através dessas obras, valores moralizadores, imediatistas com seus finais felizes demagógicos que não permite ao pequeno leitor a indagação e subjetividade, presentes no real texto literário. Conclui-se que as obras ofertadas pelo MEC propagam a finalidade de reprodução de uma população alienada que foi ensinada a apenas obedecer.