Este trabalho consiste em uma análise de levantamento de dados dos auxiliares de sala no município da Barra de São Miguel, estado de Alagoas, cujo objetivo é mapear e sistematizar a crescente demanda do apoio pedagógico para educação inclusiva a partir de 2018. A metodologia utilizada é de uma perspectiva qualitativa com base explicativa, contudo o estudo de caso o método de pesquisa. Para tanto, a pesquisa está organizada, além da introdução e considerações finais, em três seções. A primeira se desdobra por uma reflexão referente à educação inclusiva, com destaque no aumento de crianças e alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado, relatando também os números no cenário nacional. Na segunda seção, aborda-se a apresentação dos direcionamentos da secretaria de educação do município referente o apoio pedagógico dos auxiliares de sala na educação inclusiva e as normativas estabelecidas diante as diretrizes nacionais para educação especial na educação básica. Por fim, a terceira seção do projeto contempla os mecanismos que a secretaria de educação do município oferece para fortalecer o trabalho desenvolvido dos auxiliares de sala em prol a assistência educacional, índices de apoio pedagógico por criança, formação pedagógica e o mapeamento dos auxiliares de sala alocados nas instituições do município.