É inerente aos cursos de Pós-graduação, o estágio escolar, na modalidade docente. Dessa forma, podemos vivenciar na prática o contato direto do aluno com a futura profissão, o que possibilita uma percepção mais aguçada no que diz respeito a práxis educativa. Sendo assim, a experiência em sala de aula representa contribuição importante no que se refere à formação, visto que o contato com o público universitário possibilitará uma maior interação na academia, principalmente, os que pretendem ingressar na carreira da docência no Ensino Superior. Portanto o referido trabalho é caracterizado como um relato de experiência que ocorreu em uma turma do quarto período do curso de geografia da Universidade Estadual da Paraíba, entre os meses de maio e julho de 2022, com pesquisas documentais e bibliográficas que fundamentaram as aulas e as discussões no decorrer do processo, sendo desenvolvido por um aluno do programa de mestrado em formação de professores da mesma instituição. A fim de elucidar algumas questões voltadas ao tema proposto, nasce a indagação: como o estágio docente pode contribuir para a formação de professores de geografia mais críticos e socialmente atuantes? Como objetivos trataremos de discutir sobre a importância do estágio para a formação do professor de geografia crítico e atuante através do relato de experiência, iremos propor outras metodologias que auxiliem esse estudante em sua atuação em sala de aula e também debater sobre esse elo entre a academia e a escola de educação básica. Por fim observou-se durante a vigência do estágio, mudanças significativas nas reflexões ligadas a atuação libertadora e contra hegemônica dos estudantes de geografia, com a proposta de atuação através de metodologias ativas e inovadoras.