As identidades docentes tem se constituído a partir das experiências vivenciadas na trajetória formativa dos estudantes dos cursos de licenciatura. Neste sentido, os currículos dos cursos de licenciatura têm estabelecido ações formativas voltadas para preparar os discentes em sua dimensão didática, pedagógica, científica e cultural de forma a possibilitar a atuação no contexto da sala de aula. Face ao exposto, o objetivo deste artigo consiste em analisar a percepção dos formandos em licenciatura em Ciências Biológicas quanto à atuação profissional e constituição das identidades docentes. O estudo caracteriza-se como sendo do tipo exploratório, estruturado a partir de um estudo de caso com formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA, unidade Missão Velha, do tipo quali-quantitativo. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um formulário eletrônico no googleforms e foi estruturado a partir de 26 perguntas, sendo quinze objetivas e onze subjetivas. As perguntas versavam sobre o perfil socioprofissional, a percepção dos formandos sobre a formação e constituição das identidades docentes. Participaram da pesquisa 12 concludentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas os quais possuem idade variando entre 21 e 28 anos, sendo 66,7% do sexo feminino e 33,3% masculino. De acordo com os dados analisados, 25% atuam na área docente como professor, 14,4% atuam como auxiliares de professores e 14,4% atuam como tutores. Quanto às motivações para escolha do curso, os participantes relataram possuir interesse na área docente, buscam melhores oportunidades de mercado e a obtenção do diploma do Ensino Superior. 46,6% afirmaram não ter certeza estarem preparados para atuar na docência, afirmam a necessidade de uma melhor preparação para atuar na docência. Destacam como ponto positivo o contato com o estágio curricular supervisionado, e como ponto negativo o tempo de atuação nos estágios e a falta de estímulo pessoal. Com isso, conclui-se que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas prepara os licenciados para atuação docente, no entanto torna-se necessário uma melhor caracterização curricular para que as identidades docentes sejam plenamente constituídas, percebidas, integralizadas e assumidas ao longo da formação.