Esta pesquisa teve como objetivo analisar as imagens relacionadas ao tema Saúde presentes em uma coleção de livros didáticos de Ciências destinada ao Ensino Fundamental II. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa, do tipo documental. O corpus analisado foi o acervo de imagens presente nos textos e nos exercícios dos capítulos de quatro livros didáticos, adotados no município de Altamira-PA do Programa Nacional do Livro Didático (2020/2024) manual do professor. No percurso metodológico para a análise das imagens adotamos como critério considerar o conteúdo apresentado nos capítulos e os exercícios propostos no livro para identificar as abordagens de Educação em Saúde: biomédica, comportamental e socioecológica de saúde. O processo de analise foi desenvolvido em duas etapas: na primeira foi analisado a coleção por completo e na segunda etapa foi realizada a seleção das imagens com legendas de saúde. Em um total de mil e quinhentas e quarenta e uma imagens de toda coleção, obtivemos um total de quarenta e sete imagens, sendo três na categoria biomédica, onze na categoria comportamentais e trinta e três na categoria socioecológica .A prevalência de imagens na abordagem socioecológica releva o estímulo à praticas de vida saudáveis, além de interações com o coletivo, desenvolvimento de campanhas profiláticas e uma relação saudável com o meio ambiente.