Retratar saberes que subsidiam práticas docentes eficientes no contexto social atual se torna uma questão relevante de ser debatida, tendo em vista que residimos em uma conjuntura de mão dupla. De um lado somos confrontados com os adventos tecnológicos, com as facilidades em se obter informações, com um público estudantil de aspectos cognitivos diferenciados e condizentes com essa nova sociedade. Em contrapartida, as formações de professores de maneira geral pouco centram esforços para constituir um profissional que intervenha a partir de seus saberes, de maneira diferenciada nessa sociedade e nas mazelas de uma escola que caminha a passos lentos rumo a excelência, e que ainda privilegiam um “saber fazer” situado na tradição pedagógica. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar quais os saberes docentes que subsidiam uma futura prática eficiente em alunos de graduação em Matemática, sob a perspectiva de seus professores formadores, tendo em vista o papel de destaque ocupado pelos mesmos. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a seis professores formadores atuantes pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará. Evidenciamos um saber matemático que comporte além de algoritmos e cálculos, mas também envolva um contexto de aplicação. Um saber pedagógico que transpasse a tradição pedagógica, bem como destacamos o saber didático-afetivo, que eclode de bons relacionamentos entre professor e aluno. Um caráter reflexivo precisa ser promovido em cima desses saberes, de modo que possa ser vivenciado pelos alunos em processo de formação.