Durante a pandemia da COVID19, estudantes, seus professores e professores em formação foram afastados das escolas e confinados em seus lares com graves consequências para os processos de ensino-aprendizagem. Esta situação prejudicou, em especial, o ensino experimental, responsável por boa parte dos indicadores de bem-estar, de desempenho escolar e de significação e contextualização dos conteúdos e habilidades previstos na BNCC. Este estudo descreve uma abordagem multidisciplinar integrando a universidade, a escola e o lar, de formação de professores para o ensino experimental gamificado de ciências durante a pandemia em situações de ensino remoto, que pode ser aplicada em situações de ensino híbrido. A abordagem foi testada na formação de professores de ciências em escolas públicas do Município de Campina Grande, abordando conteúdos de ciências, linguagens e suas tecnologias e artes, com turmas de professores e alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A análise usou como referências as teorias do pensamento criativo e do pensamento computacional. Resultados parciais do estudo indicam que a formação multidisciplinar integrada impactou positivamente indicadores de desempenho e de saúde emocional dos professores, dos professores em formação e dos alunos participantes do teste nas escolas.