As plataformas digitais, tais como sites, aplicativos, jogos etc., permeiam as mais diversas atividades humanas no mundo contemporâneo. Este trabalho analisa as novas relações e a reestruturação da prática pedagógica a partir do impacto dessas tecnologias e da necessidade de inovações que colocam para professoras e professores. De tal modo, abordamos alguns conceitos e classificações das TIC, a repercussão no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, focalizando o trabalho docente no ensino das ciências. A verificação empírica foi realizada através de questionário estruturado e envolveu a participação de professores atuantes em doze (12) escolas, entre públicas e particulares, situadas na área urbana do município de Campina Grande (PB). O levantamento revelou perfis professorais distintos, respectivamente, em escolas públicas e particulares. Nas primeiras, os docentes contam com longo tempo de vínculo com a unidade de trabalho e, em geral, são pós-graduados, enquanto que aquelas e aqueles que trabalham nas escolas particulares possuem menor tempo de vínculo e são graduados em tempo recente. Foram relatadas dificuldades importantes para o uso de softwares educacionais e aplicativos/jogos digitais, cujos problemas são compartilhados por profissionais de ambos os sistemas educacionais, contratando o amplo acesso às redes sociais com questões recorrentes como deficiências atribuídas à formação acadêmica e as deficiências de infraestrutura lógica e poucas oportunidades de capacitação para uso das tecnologias. Um achado encorajador verificou-se no uso da rede social YouTube pela imensa maioria dos professores públicos e privados, ratificando o encantamento e a versatilidade acrescentados pela visualização e produção de vídeos educativos.