O Ensino de Citologia, assim como os mecanismos de sinalização celular do hormônio insulina, possui especificidades, sendo uma das áreas da Biologia que apresenta maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Isso deve-se ao fato de as células serem microscópicas, tornando seu estudo abstrato, além de possuir uma linguagem bastante específica e de difícil compreensão. Devido a esses aspectos, os estudantes acabam por não ver uma relação entre o conteúdo e seu cotidiano, tornando-se necessária a utilização de metodologias que proporcionem uma aprendizagem significativa. Assim, esta pesquisa objetiva compreender a percepção de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre como a utilização de uma Sequência Didática (SD) pode contribuir para o processo de aprendizagem sobre os mecanismos de ação da insulina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos foram dez licenciados. A proposta consistiu na elaboração e aplicação de uma SD para abordagem do conteúdo. Após a aplicação da SD, os estudantes afirmaram que esta contribuiu para o processo de aprendizagem por proporcionar a abordagem dos conteúdos de forma dinâmica, interativa, colaborativa e prática. Ressaltaram que a SD teve papel significativo na aprendizagem, pois permitiu o contato com elementos de ensino que as aulas meramente expositivas e tradicionais não trouxeram e que não apresentaram nenhuma dificuldade em compreender o conteúdo abordado. Portanto, essa SD contribuiu de forma positiva para a compreensão dos conteúdos, pois além de colaborar com a formação dos licenciandos, fez com que estes demonstrassem interesse em trabalhar com essas metodologias quando estiverem no exercício da docência.