A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, Pibid e Residência Pedagógica. Mediante o estudo realizado, pode-se concluir que o apreço pela carreira docente ainda é uma problemática que perpassa nos cursos de licenciatura no Brasil, onde o desejo em seguir a profissão de professor cada dia mais está sendo colocada em ultimo plano na vida dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em especial nos cursos da área de ciências exatas e da natureza. Mesmo existindo programas que incentivam a docência, percebe-se que nem todos integrantes desses programas tem a pretensão de seguir a carreira docente na educação básica. Percebe-se que mediante o estado pandêmico a dificuldade em formar professores que queiram atuar na educação básica ainda foi mais evidente, visto que o trabalho do professor triplicou, a intenção de ser professor ficou ainda mais longe dos olhos dos futuros licenciados.