A cachaça é uma bebida destilada que possuí teor alcoólico entre 38% e 54% em volume, reconhecida mundialmente como genuinamente brasileira. O consumo dessa bebida, juntamente com o de outas, destiladas ou não, tem sido feito em larga escala por jovens e adultos no Brasil, o que muitas vezes gera enormes problemas sociais. Sendo assim, a produção e o consumo da cachaça tornam-se tema social importante para discussões em aulas de Química. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática (SD) com o tema ‘cachaça’ com enfoque CTS. O trabalho consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa. Como público alvo trabalhou-se com estudantes do 3° ano médio de uma escola pública da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados aos estudantes e registros fotográficos. Dentre as etapas de destaque da SD, foi realizada uma aula experimental simulando o processo de produção da cachaça, feita pela fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar, em alambique artesanal. Por fim, os alunos puderam verificar o teor alcoólico do destilado por meio de um refratômetro. Os resultados mostram a importância de se trabalhar temas sociais em aulas de ciências, pois contribuíram para o desenvolvimento de estratégias didáticas, com realização de discussões/palestras sobre as consequências do consumo exagerado de álcool na sociedade. Também foi possível abordar conhecimentos da função álcool, referenciada na cachaça, de acordo com os conteúdos curriculares obrigatórios. Os trabalhos culminaram com o projeto interdisciplinar ‘Navio Negreiro’, realizado em prol do Dia da Abolição da Escravatura na escola. Conclui-se, contudo, que a abordagem contribuiu para aprendizagens sobre aspectos socioculturais e científicos relacionados a produção e consumo da cachaça, com provocações diretas para despertar conscientização nos jovens sobre o consumo de álcool