RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo discutir, numa perspectiva crítica dentro do modelo de direção democrática as tessituras do currículo nos cursos técnicos integrados e apresentar como este se forma no cotidiano destes cursos. A suposição é que o currículo como processo endógeno é construído coletivamente através do diálogo entre os componentes da comunidade escolar. Tendo em vista o entendimento sobre a importância da elaboração do currículo escolar para a educação, de forma democrática com o propósito de construir com a prática da cidadania ativa nos sujeitos praticantes busca-se compreender se o currículo dos cursos técnicos integrados está fundamentado nas diretrizes nacionais para Educação em Direitos Humanos e como esta tem contribuído para o seu desenvolvimento. A pesquisa é de abordagem qualitativa, metodologicamente, o trabalho constitui-se bibliográfico e documental na medida em que se busca a compreensão da produção do conhecimento científico acerca dos recortes da realidade investigada. De início realizamos leitura de obras e documentos referentes à matéria, em seguida procuramos destacar os fundamentos e aplicações para o aprofundamento da temática através do referencial teórico-metodológico para análise entre a organização escolar e o espaço de construção coletivo. Conclui-se a partir do estudo, que é possível através da contribuição dos fundamentos da Educação em Direitos Humanos que o uso dos espaços de construção coletivos, da distribuição de poder na organização escolar e da promoção de diálogos entre toda comunidade escolar que se refletem nos formatos organizacionais democráticos, observadas as especificidades locais e culturais de cada espaço na construção de um currículo para a formação dos sujeitos sociais contextualizado na escola de forma democrática.