A percepção geométrica de objeto e espaço permite-nos tomar certas decisões do cotidiano que envolvem medidas de comprimento, área e volume. O ensino dos conceitos geométricos como ângulo, polígonos, paralelismo, simetrias, congruências entre outros, e certas propriedades é essencial em todas as séries da educação básica. No ensino médio o estudante inicia com conhecimentos da geometria plana que permanecem válidos na geometria espacial. Neste contexto, buscando dinamizar o estudo de Matemática e torná-lo mais significativo, o objetivo do presente artigo é a construção de uma sequência didática a ser utilizada em sala de aula que visa exemplificar a potencialização do ensino a partir das propriedades e conceitos da geometria plana, em destaque o teorema de Tales, por meio do software livre GeoGebra. Por ser um software de geometria dinâmica, o GeoGebra se mostra bastante eficaz na aprendizagem de conceitos geométricos uma vez que o estudante pode manipular e modificar objetos geométricos, e assim analisar a relação entre estes objetos. Neste sentido, buscamos explorar aplicações do teorema de Tales no GeoGebra de modo que o aluno perceba, durante as construções e manipulações das retas paralelas, transversais e segmentos, as relações de proporcionalidade entre os segmentos. A metodologia foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa com uso do software GeoGebra, apoiada em autores da área de Matemática e Ensino/Educação Matemática. Por fim, busca-se motivar o professor a pensar a sua prática de ensino de uma forma que o estudante experimente hipóteses e as aulas possam ser mais explicativas, produtivas e interessantes, tornando os estudantes o protagonista na construção do seu conhecimento. Além disso, será/foi possível contribuir com a formação do pensamento geométrico utilizando o GeoGebra.