A escrita acadêmica e a inserção dos(as) estudantes de graduação na pesquisa científica apresentam-se como importantes desafios à sua formação. Em se tratando da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a monografia, não raro expressam dificuldades por não terem vivenciado experiências de pesquisa ao longo da trajetória acadêmica. Este trabalho objetivou analisar como licenciandos(as) em Ciências Biológicas percebem o trabalho monográfico, destacando aspectos que permeiam a escrita, a dimensão emocional e as demandas próprias dessa etapa da formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário virtual com dez perguntas, envolvendo onze discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Universidade Estadual do Ceará (UECE), matriculados em Monografia (2022.1). A participação foi voluntária e anônima, amparada nos aspectos éticos e legais exigidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os resultados sinalizam que os sujeitos se mostram desmotivados durante a redação da monografia, destacando que, diante do desafio de sua produção, surgem ansiedade, medo, angústia, estresse, cansaço e nervosismo. Entende-se que esses sentimentos decorrem da falta de habilidades e de acúmulo de leituras para a escrita, pois foi mencionado que essa prática aconteceu apenas para a conclusão do curso. Considera-se que a elaboração da monografia demanda responsabilidades, requer leituras, fichamentos, organização do tempo, desenvolvimento da pesquisa, produção do texto, defesa e apresentação pública. Espera-se suscitar novas investigações, sobretudo sob o olhar do(a) licenciando(a), incluindo ações integradas do curso que contribuam para a superação das dificuldades emergentes.