Este artigo traz relatos de uma pesquisa já finalizada a nível de pós-graduação, tendo como objetivo identificar as potencialidades e/ou limitações de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) desenvolvido utilizando o Powerpoint para o processo de ensino e aprendizagem de Matrizes e Determinantes em aulas remotas. Nesta perspectiva, tecemos alguns questionamentos que nos direcionam ao nosso problema de pesquisa que se preocupa em desenvolver estratégias de ensino com o OVA para o conteúdo de Matrizes e Determinante no cenário do ensino remoto, criando um ambiente de aprendizagem favorável que permitam aos alunos ver aplicabilidade no cotidiano, motivando-os e relacionando o conteúdo na teoria e na prática. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa pedagógica, em que a professora titular da turma participante da pesquisa era a própria pesquisadora. Com base nesta experiência de pesquisa com o OVA, destacamos alguns benefícios que ele despertou nos alunos tais como a comunicação, interação, motivação, participação e discussões nas aulas por parte dos alunos. Além disso, o OVA contribuiu para desenvolver a aprendizagem de Matrizes e Determinante por meio das situações problemas, da interação entre os/as alunos/as, dos/as alunos/as com o OVA e a mediação da Professora. Proporcionou situações com as quais os alunos de forma espontânea protagonizaram a própria aprendizagem, a partir dos seus conhecimentos prévios. Diante disso, o OVA apresentado nesta pesquisa mostrou como uma aprendizagem contextualizada, relacionada com o seu cotidiano pode criar ambientes mais favoráveis ao ensino e aprendizagem, tornando os alunos mais ativos durante as aulas remotas, amenizando o desinteresse, aguçando sua curiosidade e estimulando a criatividade e pensamentos críticos dos alunos.