NO DIA 11 DE MARÇO DE 2020, FOI DECLARADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), UMA DOENÇA INFECCIOSA CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV02. TAL MEDIDA SIGNIFICOU IMPLEMENTAÇÃO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, EVITANDO A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS EM ESPAÇOS PÚBICOS OU PRIVADOS. A SEDUC (SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DESPORTO) DO ESTADO DA PARAÍBA SUSPENDEU AS AULAS PRESENCIAIS NO DIA 17 DE MARÇO DE 2020 O QUE AFETOU FORTEMENTE O MODELO DE ESCOLA QUE CONHECEMOS, E QUE EXIGIU QUE A COMUNIDADE ESCOLAR RESSIGNIFICASSE SUAS CONCEPÇÕES SOBRE FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. TODA A COMUNIDADE ESCOLAR TEVE QUE RESPONDER RAPIDAMENTE ÀS DEMANDAS DA SOCIEDADE E ABRUPTAMENTE REDEFINIR AS ESTRATÉGIAS PARA OFERTA DO ENSINO, REVENDO TODOS OS PLANEJAMENTOS PARA O ANO E ADEQUANDO ESSA NOVA ROTINA AS SUAS VIDAS, A MAIORIA, TENDO QUE DAR CONTA DE CUIDAR DE SUAS CASAS E FAMÍLIAS. AS FRAGILIDADES DO SISTEMA EDUCATIVO E DAS PRÁTICAS DOCENTES SAÍRAM DOS MUROS DA ESCOLA E ADENTRARAM OS LARES, POIS GRANDE CONTINGENTE DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ESSA INVERSÃO DA GESTÃO DA SALA DE AULA DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL. A MINHA EXPERIÊNCIA FOI DIFÍCIL, ESTAVA HÁ DOIS ANOS LONGE DA SALA DE AULA, TRABALHANDO NA PARTE ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, SEM NENHUM CONHECIMENTO SOBRE COMO PREENCHER O DIÁRIO ONLINE E SEM SABER UTILIZAR ALGUMAS PLATAFORMAS DIGITAIS. DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS NESSE MODELO DE ENSINO, NOTAMOS QUE, O PROFESSOR FOI ESMAGADO POR DEMANDAS VINDAS DE TODOS OS SETORES E A EXIGÊNCIA DE UMA RESPOSTA RÁPIDA.