O PRESENTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NA QUAL FOI PROPORCIONADO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FINANCIADO PELA CAPES, COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LICENCIADOS NO CURSO DE GEOGRAFIA. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS VIVENCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO PROGRAMA, QUE PROPORCIONA A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, QUALIFICANDO OS FUTUROS PROFESSORES NA REALIDADE ESCOLAR DA QUAL IRÃO FAZER PARTE. NO QUE CONCERNE O CENÁRIO NA QUAL O MUNDO ESTÁ VIVENCIANDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 AS AULAS ACONTECERAM DE MANEIRA REMOTA. OS DESAFIOS POSTOS COM A COVI-19 MUDOU TOTALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA O CONTEXTO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO MARCADO PELO USO INCISIVO DAS TECNOLOGIAS PARA POSSIBILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO. TAL PROPOSITURA, POSSIBILITOU NO DECORRER DAS AULAS DE GEOGRAFIA TRABALHAR COM OS DISCENTES AS QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, CULTURAIS E ÉTICAS RACIAIS. TUDO ISSO TEM COMO META COMBATER O PRECONCEITO RACIAL, SOCIAL E CULTURAL EM SALA DE AULA, ELEVANDO A AUTOESTIMA DE CADA INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, DESDE SUA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA; TAMBÉM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO, CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL BRASILEIRA, COM INTUITO DE REAPROXIMAR A ESCOLA DAS CULTURAS POPULARES, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COM SUAS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES, COM DESTAQUE PARA A PRÁTICA DA CAPOEIRA E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA GEOGRÁFICA.