Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE PROPICIA A INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS PÚBLICAS, FAZENDO PARTE DE UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE VISA PROMOVER O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A MELHORIA NO ENSINO PÚBLICO. O PRESENTE RELATO TRATA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AQUI APRESENTAMOS UM RECORTE DE COMO SE DEU A FORMAÇÃO, O PLANEJAMENTO E A REGÊNCIA. NO EDITAL DE 2020 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI DIRECIONADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB – PARTICIPAMOS COM O SUBPROJETO INTITULADO PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. EM DETRIMENTO DO ATUAL MOMENTO PANDÊMICO, CAUSADO PELO VÍRUS COVID-19, FOI CRUCIAL A ADOÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS, COMO O ISOLAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS FECHARAM AS PORTAS DANDO INÍCIO A UM “NOVO NORMAL”. O FORMATO DO PROGRAMA TAMBÉM SE MODIFICOU E OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS REMOTAMENTE. ANTES DE QUALQUER PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL O SÓLIDO EMBASAMENTO TEÓRICO. NA RP NÃO FOI DIFERENTE. DURANTE TODA A VIGÊNCIA DO PROGRAMA CONTAMOS, SEMANALMENTE, COM TARDES DE FORMAÇÃO EM QUE DISCUTIMOS SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR AUTORES, TAIS COMO: (SOARES, 2004), (FERREIRO, TEBEROSKY, 1991), O DOCUMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2018), (FREIRE, 2003) E DIDÁTICA (LIBÂNEO, 1990). OS VÍNCULOS CRIADOS NESSE PROGRAMA FOMENTA O CRESCIMENTO MÚTUO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA REALIZADOS COLETIVAMENTE.

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