O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, RELATAR A ATUAÇÃO DE INICIANTES NA DOCÊNCIA DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), A PRINCÍPIO, NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA - CG E, POSTERIORMENTE, EM MINICURSOS REALIZADOS NA MODALIDADE REMOTA, ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, EM PERÍODO DE FÉRIAS. PARA DESENVOLVER NOSSO TRABALHO ESCOLHEMOS RELATAR A NOSSA EXPERIÊNCIA EM UM DOS MINICURSOS MINISTRADOS, EM QUE USAMOS AS TELENOVELAS COMO UM RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA. NOSSA ESCOLHA SE DEU DEVIDO AO FATO DE TERMOS OBSERVADO A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA COMO UM DOS PRINCIPAIS INFLUENCIADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA E, TAMBÉM, POR TERMOS PERCEBIDO O QUANTO OS RECURSOS LÚDICOS ESTAVAM SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. É INTENÇÃO NOSSA, AINDA, MOSTRAR COMO ATRAVÉS DA CULTURA PODEMOS TRABALHAR DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA EM SALA DE AULA, CIENTES DE QUE A CULTURA É INTERNAMENTE ENRAIZADA, E É EXPRESSA EM TODO MATERIAL LINGUÍSTICO. ASSIM, EM NOSSA INTERAÇÃO COM O OUTRO, SEMPRE HÁ TRAÇOS DE APODERAMENTO CULTURAL. PARA DAR SUPORTE ÀS NOSSAS IDEIAS, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO GUERREIRO (2005) E HINKEL (1999) QUE VALORIZAM A CULTURA NO CONTEXTO ESCOLAR E DE FORMA INTERDISCIPLINAR.