O RELATÓRIO TEM COMO OBJETIVO EXPOR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OS ANOS 2020 E 2022, ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA PANDEMIA E INOVANDO AS FORMAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA REMOTA, COM A CRIAÇÃO DE CURSOS EXTRACURRICULARES PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. NOSSO CURSO INTITULADO "MOBILE LEARNING: APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS" TINHA O OBJETIVO DE CRIAR EM CONJUNTO UM APLICATIVO DE CELULAR ANDROID COM A FINALIDADE DE APRENDER A LÍNGUA INGLESA COM O VOCABULÁRIO DE PROGRAMAÇÃO. A METODOLOGIA PARA DESENVOLVER O PRESENTE RELATÓRIO É BASEADA NAS MINHAS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO RESIDENTE BOLSISTA. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA FEITO COM O INTUITO DE APRIMORAR A ATUAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS, OU SEJA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. AO DECORRER DE OITO MESES JUNTOS TROCANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS, CONTANDO COM A FORMAÇÃO SEMANAL COM OS LIVROS: “BNCC - BASE COMUM CURRICULAR E AS DIFERENTES ÁREAS”, “LANGUAGE TEACHING-LEARNING IN THE 21ST CENTURY” E “AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE UMA GERAÇÃO DE ALUNOS CONECTADOS” - DA EDITORA MENTES ABERTAS - E COLOCANDO AS TEORIAS APRENDIDAS EM PRÁTICA NAS AULAS, CONSEGUIMOS CONCLUIR TODOS OS MÓDULOS (I, II E III) COM SUCESSO.